top of page

A Pinacoteca Municipal Matteo Tonietti é uma instituição que visa através das exposições na galeria de arte ou fora dela, criar diálogos e reflexões sobre linguagens artísticas, mostrando aos visitantes diferentes técnicas possíveis de ser aplicadas em obras de arte, transformando-as em patrimônio artístico e cultural da cidade.

 

A Instituição Museal

Matteo

Tonietti

Matteo Tonietti nasceu em Nice, Itália, em março de 1882 e faleceu em 1960 na cidade de Rio Grande – RS. Foi um artista completo, um exímio escultor, produziu inúmeras obras como desenhos, relevos, pinturas e fotografias. Trabalhou com diversos materiais, tais como: mármore, granito, bronze, gesso e argila. Foi aluno de Ricardo Giovannini, fotógrafo italiano nascido em Parma no ano de 1853 e residente em nossa cidade entre os anos de 1903 até 1930.

 

Matteo possuía um ateliê localizado na Rua dos Quarteis, hoje Rua 24 de maio, onde produziu obras como Napoleão Bonaparte, localizada na Praça Tamandaré, General Artigas na Praça Montevidéu, o Monumento do 1º Tiro de Guerra na Praça União Constante, O Militar na Praça da Caridade e a Estátua da Liberdade na Praça Xavier Ferreira. Nesta mesma praça encontra-se o Monumento à Mãe e os Meninos de Calça Curta, Boné e Suspensório realizados com a contribuição de seu aprendiz, o artista Érico Gobbi. Também esculpiu as estátuas Pensador, Desolação e Aceitação locadas no Cemitério Católico de Rio Grande. Obras de Tonietti também podem ser encontradas em outras cidades do Estado: o Busto de Garibaldi e Vendedores de Jornais, localizadas em São José do Norte e Erechim, respectivamente.

 

O processo de criação de suas obras, como bustos e esculturas, seguiam como reprodução de imagens de fotos ou figuras requeridas pelos clientes, com moldes feitos em argila e produzidas geralmente em mármore ou bronze, polidos e fundidos em seu próprio ateliê. Trabalhos com granito eram inicialmente terceirizados, após a compra de uma máquina de cortar pedras, Tonietti passou a realizar suas obras na totalidade.

 

Em sua homenagem, foi criada em 2 de setembro de 1985, pelo o decreto nº 4.609 a Pinacoteca Municipal Matteo Tonietti - Prefeitura Municipal do Rio Grande.

 

Referências

http://www.jornalboavista.com.br/site/noticia/23550/uma-viagem-ao-tempo-atraves-dos-monumentos-de-erechim. Acesso em: 20/03/2014.

SILVA, Sérgio Roberto Rocha da. Matteo Tonietti e a Tipologia Zoomórfica em Rio Grande. In: Harry Rodrigues Bellomo. (Org.). Cemitérios do Rio Grande do Sul: arte - sociedade - ideologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000, p. 201-219.

bottom of page